Sobre Nós
Encontrar uma solução permanente é nosso objetivo final!
0 Complexo Agroindustrial do Cachão situa-se na Terra Quente Transmontana, na aldeia do Cachão, concelho de Mirandela, na confluência com o concelho de Vila Flor, a cerca de 11 Km da cidade de Mirandela e a 9 Km de Vila Flor. O acesso ao Complexo faz-se pela EN 213 e está próximo do IC5 e dos nós do IP2 e da A4. Surgiu em meados de 1963, com o propósito de valorizar a região transmontana, através do lançamento de projetos que modernizaram as explorações agropecuárias (irrigação, tosquia mecânica, maquinaria, estábulos), asseguraram a qualidade da produção e contribuíram para o seu escoamento no mercado interno e externo. 0 Eng.° Camilo de Mendonça defendeu que, para se desenvolver esta região, era necessário fomentar a indústria, com núcleos de mecanização dispersos pelo distrito, amparados e orientados por técnicos e complementados par um grandioso apoio financeiro de reconversão cultural e de mecanização.
O Complexo foi projetado para suportar uma verdadeira revolução agrícola que colocaria a agricultura transmontana ao nível das melhores congéneres europeias. E, realmente, o patamar de maturidade industrial foi alcançado nos finais da década de 60.
O CAICA (Complexo Agroindustrial do Cachão) destinar-se-ia, essencialmente, à valorização e à expansão das produções agropecuárias da região, através da sua transformação industrial e à consequente comercialização dos seus produtos, canalizando-os não só para o mercado interno, mas, acima de tudo, para o mercado externo.
Comercializou azeitonas (verdes, pretas e recheadas), picles, azeite, compotas de vários doces, feijão cozido de vários tipos, marmeladas e geleias, vários legumes cozidos e enlatados, frutas em calda e cristalizadas, frutos secos, leite e queijo, aguardentes vinícolas.
O desenvolvimento de um concelho depende, em grande escala, da sua estrutura económica. Uma economia local dinâmica, geradora de emprego e riqueza promove igualmente o desenvolvimento social e cultural. A promoção do desenvolvimento local é uma das atribuições dos municípios, que deverão implementar políticas que levem à melhoria das condições de vida dos munícipes, designadamente, incentivando atividades geradoras de riqueza, que criem postos de trabalho que fixem as populações no seu território.
É neste contexto que a A.I.N. – Agro – Industrial do Nordeste E.I.M. S.A contínua, enquanto empresa participada dos municípios de Mirandela e de Vila Flor, a ter um papel fundamental no apoio às empresas instaladas no Complexo Agro – Industrial do Cachão, bem como na gestão do espaço.